Jean Piaget

Jean Piaget

Paulo Freire

Paulo Freire

sábado, 30 de maio de 2015

Poemas: escutar, ler, compreender, interpretar e declamar


Atividade 
Para criar um ambiente favorável ao estudo, leve para a classe imagens e breves biografias dos poetas que serão lidos em sala de aula. Os alunos devem ser solicitados para também pesquisarem imagens e biografias. Organize um painel num canto da sala com esse material e dê um título a ele ou faça um concurso entre os alunos para a escolha do nome da área. Na medida em que o trabalho avançar, ali podem ser fixados poemas de autores escolhidos pelos alunos ou poemas produzidos por eles.

Explique para a classe que, juntos, vocês vão ampliar a compreensão da linguagem poética, dedicando-se agora ao estudo específico da metáfora.

Para introduzir o assunto e conhecer o que pensam os alunos sobre o tema, pergunte: Você sabe o que é metáfora? O que é linguagem subjetiva e linguagem objetiva? Em que a linguagem de um texto científico é diferente da linguagem de um poema? Alguém da classe já escreveu um poema? Qual?


Publicado em: Nova Escola.

Créditos: 
Heloísa Cerri Ramos
Professora de Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário